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Empresas necessitam considerar um conjunto de necessidades inerentes à sua operação, manutenção e crescimento do seu negócio. Por melhor que sejam, talvez existem tecnologias mais modernas e atuais que a empresa desconheça. A Sanes se coloca a disposição para assitir e colaborar com empresas em assuntos relacionados à automação e controle de fluídos.
Considerar serviços e apoio em áreas tão especficias que muitas vezes estão além da expertise da sua equipe é necesssário para assegurar o avanço do negócio, sobretudo em tecnologias que estão ligadas diretamentes ao consumo de energia:
O que é ?
A Assessoria Empresarial ou Assessoria Organizacional é um serviço que tem o objetivo de ajudar as empresas-clientes a obterem melhorias no seu desempenho, na sua lucratividade e na sua competitividade.
Quem faz ?
Este serviço é prestado por uma empresa de assessoria, com uma equipe de profissionais, ou por um assessor independente, com alta qualificação profissional e que possua experiência nos assuntos envolvidos, conhecimento técnico e habilidade para orientar e estimular as modificações necessárias.
Como funciona ?
Em geral os trabalhos de assessoria são compostos pelas seguintes etapas:
1. Contatos Iniciais: a direção da empresa e o assessor fazem o reconhecimento mútuo e esclarecem superficialmente quais "problemas" devem ser trabalhados;
2. Estabelecimento de Contrato: é a formalização da prestação dos serviços, em que se definem, em detalhes, quais são os objetivos, as expectativas gerais para o trabalho, como ele será executado, em que prazo e a que preço;
3. Avaliação Inicial: é a fase em que o assessor coleta as informações sobre os problemas e prepara a análise destas informações;
4. Apresentação das Soluções: as soluções propostas são apresentadas à diretoria da empresa e são realizadas reuniões para a apreciação dos métodos e técnicas a serem utilizados;
5. Planejamento das Modificações: é a definição da forma como o trabalho será realizado e dos prazos para cada etapa;
6. Execução das Modificações: as modificações são colocadas em prática sob a orientação e o acompanhamento da assessoria;
7. Avaliação dos Resultados: avaliação e análise dos resultados obtidos com a implantação das modificações.
Quais as vantagens de contratar uma assessoria?
A empresa contrata os serviços de um profissional qualificado apenas pelo tempo necessário;
A assessoria é acessível para pequenas, médias e grandes empresas; É muito útil para as empresas que precisam melhorar seu desempenho, resultados, produtividade, etc.;
A assessoria apresenta uma visão externa da empresa que permite uma compreensão mais completa dos problemas, com os quais os envolvidos na rotina já estão acostumados e não os percebem mais;
Por fim, o assessor traz a experiência obtida em outras empresas, é imparcial na avaliação das situações e pode dedicar atenção concentrada às tarefas mais importantes identificando problemas, propondo soluções e impulsionando as mudanças.
Por que as empresas contratam assessoria?
Normalmente os assessores são contratados por uma das seguintes razões:
Para que forneçam conhecimentos e capacidades: quando a empresa não possui pessoa capaz de enfrentar problemas que exigem técnicas ou métodos específicos;
Quando precisam de ajuda intensiva e temporária: um exame profundo dos problemas principais da empresa exigiria plena atenção dos diretores, pessoas que normalmente têm pouco tempo disponível, pois estão envolvidos com a direção do dia-a-dia. Assim, os assessores só intervêm pelo tempo necessário e deixam a empresa quando o trabalho estiver terminado;
Para obter um ponto de vista independente e imparcial: Os membros de uma empresa podem estar muito influenciados por suas experiências, interesses, tradições ou hábitos para conseguirem propor soluções viáveis ou tomar decisões corretas. Por outro lado, graças a sua independência, o assessor pode ser imparcial em situações que nenhuma pessoa que trabalha na empresa conseguiria;
Quando há necessidade de um especialista: Alguns trabalhos são muito especializados para que seja necessário à empresa manter um elemento contratado permanentemente. Nestes casos, os assessores podem atender às necessidades sem onerar quadro de pessoal da empresa;
Para fornecer argumentos à Direção: Um diretor pode saber exatamente o que deseja e qual será sua decisão, mas às vezes prefere ou precisa das informações e argumentos de um assessor para fundamentar e justificar sua decisão;
Quando há inovações e modernizações a serem implantadas: Algumas atividades exigem acréscimos de conhecimento e métodos. O assessor pode assumir provisoriamente a atividade nova e, posteriormente, transferir as técnicas necessárias a alguém do quadro permanente da empresa;
Em casos urgentes: Determinadas providências não podem esperar para serem adotadas quando houver gente da empresa disponível para atendêla;
Treinamento de pessoal: Muitas empresas não têm departamento de treinamento. Estas podem recorrer à assessoria para que elabore e aplique programas de capacitação do pessoal;
Análises e avaliações com os diretores: O assessor pode assessorar os executivos da empresa para a avaliação de projetos, processos ou análise de dados estratégicos.